Frida Kahlo: o retrato do México

Quem não conhece este rosto?

Frida Kahlo é um dos melhores retratos da América Latina.

Frida foi uma artista emblemática, movida por dor e paixão. Polêmica, revolucionária e genial.

A cultura mexicana, a figura indígena e, segundo alguns críticos, o feminismo marcam presença forte em seus quadros – sempre com muita intensidade e cores vibrantes.

“Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade”.

Frida é de Coyoacán, uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México. Passou a pintar quadros somente aos dezoito anos, quando estava internada, de cama, depois de ter sofrido um grave acidente.

Frida foi casada com o também pintor Diego Rivera. Sob a influência da obra do marido, passou a usar cores amplas e simples. A artista afirmava a identidade nacional mexicana, e por isso adotava com muita frequência temas do folclore e da arte popular de seu país.

"Eu e meus papagaios" 1941

"Eu e meus papagaios" 1941

Auto-retrato na fronteira entre México e Estados Unidos (1932)

Auto-retrato na fronteira entre México e Estados Unidos (1932)

A coluna partida (1944)

A coluna partida (1944)

Frida e Diego viveram um casamento conturbado, com traições, ciúmes, brigas, agressões de ambos os lados (curiosidade: Leon Trótski foi um dos vários casos extraconjugais da artista). Apesar de tudo, Frida era completamente apaixonada por Rivera.

Frida Kahlo e Diego Rivera

Frida Kahlo e Diego Rivera

A pintora foi encontrada morta aos 47 anos, em 1954. As últimas anotações que foram encontradas em seu diário diziam: “Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar”.

Para quem se interessas sobre a história de Frida:

 

Até a próxima!

Sobre worldstudyvitoria

Fale a língua do mundo. Fale com quem mais entende de intercâmbio!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

