“Meu High School” por Tarci Bride

Eu sempre quis ir pra fora do país para aprender uma língua e cultura novas. Felizmente, a oportunidade apareceu pra mim e eu comecei a organizar tudo com um ano de antecedência. No início eu não estava certa sobre aonde eu gostaria de ir, mas a World Study me ajudou a decidir. Temperaturas baixas, pessoas educadas, boa música e lugares típicos com os quais eu não estava acostumada no Brasil – escolhi ir para o Canadá.

Winnipeg, Canadá

Winnipeg, Canadá

Os meses que precederam meu intercâmbio me deixaram e animada e bastante ansiosa. Algum tempo antes do embarque, a World Study reuniu todos os estudantes que estavam se preparando para se tornarem intercambistas. Foi maravilhoso conhecer gente que estava na mesma situação que eu, com o mesmo espírito de ir para um país novo e viver uma vida diferente.

Canadá - Crédito: Tarci Bride

Canadá - Crédito: Tarci Bride

Assim que eu recebi as informações sobre a minha família hospedeira, fui imediatamente tentar fazer contato com eles. Às vezes pode demorar um pouquinho, mas aprendi que paciência é primordial.

Pronta pra ir, hora de se despedir da família e dos amigos. Você não pode se esquecer de que o intercâmbio vai ter trazer maturidade, algum tipo de independência e bagagem cultural. Todo mundo vai estar te esperando aqui no Brasil!

Quando eu cheguei em Winnipeg, no Canadá, minha família hospedeira estava me esperando no aeroporto. Todos tentaram fazer com que eu me sentisse em casa, mas é normal se sentir estranho durante a primeira semana. Logo que cheguei, tinha receio em relação à língua, a horários, às vezes tinha dúvidas sobre como deveria fazer uma coisa ou outra. Pode acontecer, também, de você se perder, por ser uma cidade desconhecida. Não há motivo pra ter vergonha em pedir ajuda: sua família e os coordenadores estão lá pra isso e vão te ajudar a se adaptar ao país.

Tarciana Bride

Tarci Bride e amigos intercambistas no Canadá

Durante o programa eu conheci pessoas não somente do Canadá, mas do mundo inteiro – meus amigos mais próximos eram do México e da Alemanha. Eu fico muito grata por ter feitos amigos de lugares tão diferentes, porque assim podemos manter contato e visitar uns aos outros (dois amigos, um do México e um do Canadá, já vieram para o Brasil logo depois que eu voltei). Além disso, eu tive a chance de visitar outras cidades canadenses, e cada uma me impactou de uma forma diferente.

De qualquer forma, você deve se lembrar que não está lá só pra se divertir. Há regras a serem respeitadas, tanto em casa quanto na escola e na cidade, como em qualquer parte do mundo. Tirar notas boas e ajudar a família com as tarefas é necessário. A família não gosta se você não tem tempo pra eles, ou se você fica o tempo todo trancada no quarto. O segredo é aproveitar ao máximo, porque quando você voltar para o Brasil, vai desejar ter dado mais valor à companhia deles!

Eu sinto uma falta enorme de cada um que eu conheci no intercâmbio, e até de alguns maus momentos que passamos juntos porque, de certa forma, me fizeram superar alguns medos. Dá uma saudade grande de ter uma família tão próxima, porque lá eles costumam se reunir todo fim de semana.

Ser uma intercambista fez com que eu crescesse como pessoa e eu descobri muitas coisas novas, e percebi algumas que não havia notado antes. Já quero voltar pra visitar todos os amigos e a família hospedeira e, principalmente, conhecer lugares diferentes e fazer novos amigos. O intercâmbio é ótimo para abrir a mente do estudante em vários aspectos, e um deles é o de se tornar um “cidadão do mundo”.

Agradeço aos meus pais e à World Study por me ajudarem a tornar um dos meus sonhos realidade. Eu pensava que era modo de falar quando algum amigo dizia que o ano do intercâmbio havia sido o melhor de sua vida. Mal posso esperar pela próxima viagem!

Tarci Bride

Sobre worldstudyvitoria

Fale a língua do mundo. Fale com quem mais entende de intercâmbio!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

